20190821_012228

A Galeria Valentim e o Centro Cultural Correios abrem nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, a exposição “À Espreita”. Trata-se de uma instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criadas por artistas visuais do Coletivo Entreaberto, de Brasília. A instalação com as sombras dos artistas Gustavo Magalhães (em memória), Sabrina Lopes, Teca Santa Cruz e Polyanna Morgana foi criada a partir do pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze.

 

As peças foram inspiradas sobretudo a partir de uma série de entrevistas feitas por Claire Parnet que gerou o “Abecedário de Gilles Deleuze”, no qual o filósofo afirma – entre outras coisas –  que os homens estão sempre à espreita, assim como os animais.

 

Com curadoria do escritor Marcus Alves, doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), “À Espreita” fica exposta no Centro Cultural Correios até o dia 30 de outubro. Alves, que atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conta que as sombras dos artistas, criadas em dimensões reais e hiper-reais, mostram intensidades dialógicas com o próprio público. “Quando montei pela primeira vez a exposição do Coletivo Entreaberto, pude observar que os visitantes interagem com as peças, se projetam nas próprias sombras em um diálogo único”, diz.

 

Marcus Alves, diretor da Galeria Valentim, acrescenta que os artistas captaram, de forma sensível, a força e atualidade do pensamento do filósofo Gilles Deleuze. “A exposição sugere várias ambiguidades por sua própria dimensão e, pelo jogo de luz e sombra, indica que o homem e a mulher contemporâneos precisam estar sempre em estado de alerta. É como se estivéssemos todos à espera de algum acontecimento, seja uma catástrofe ou uma conquista prazerosa e feliz”, completa o curador

Exposição À Espreita

Abertura: Dia 21 de agosto de 2017, às 14h

Local:  Centro Cultural Correios

Realização: Centro Cultural Correios

Apoio: Galeria Valentim

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

Dados Biográficos

ENTREABERTO (2005, Brasília/DF)

Artistas Integrantes: 

Gustavo Magalhães (Brasília/DF, 1977-2012). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Bacharelado em Ciências Econômicas pelo UniCeub/DF. Desenvolveu sua pesquisa em pintura, escultura, instalação e intervenção.

Polyanna Morgana (Brasília/DF, 1979). Doutora em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UnB. Sua atividade artística se concentra nas áreas de performance, desenho, intervenção, escultura e vídeo.

Sabrina Lopes (Itaperuna/RJ, 1968). Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, 2003. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade da Cidade, Rio de Janeiro, 1993. Pesquisa nas áreas de design gráfico, desenho, história da arte e instalação.

Teca Santa Cruz (Recife/PE, 1972). Doutora em História da Arte pela Minor Field em Arte Moderna na América Latina/Brasil – Major Field Arte Contemporânea, University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, 2003. Bacharel em Artes Plásticas pela UnB, 2000.