Lena Jonhson

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB já anunciou a realização da segunda edição do Festival Internacional de Música de Câmara -PPGM/UFPB. Em 2018 o evento será realizado entre os dias 10 e 17 de agosto e deve ser mais um grande acontecimento artístico-acadêmico para a área de práticas interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música. Nesta edição, o evento trará a João Pessoa artistas convidados oriundos da University of Alberta (Canadá), Örebro University (Suécia), Montclair University (EUA), Unicamp (São Paulo), além de concertistas internacionais, que se unem aos docentes da UFPB para a realização de oito concertos camerísticos na Sala Radegundis Feitosa da UFPB. Dentre os participantes estão os violinistas Guillaume Tardif e Paul Hsun-Ling Chou,  o pianista David Witten, a pianista Lena Johnson (foto), além do violista Emerson de Biaggi. A novidade nesta edição é um diálogo que o Festival vai fazer com a literatura. Nesta segunda edição, o Festival traz ao palco poetas, escritores, atrizes e pensadores para interagirem com os musicistas e o repertório apresentado.

De acordo com o professor Felipe Avellar de Aquino, coordenador do 2° Festival de Música de Câmara, a curadoria literária do Festival está sob a responsabilidade do sociólogo e escritor Marcus Alves (CCTA/UFPB). Já está confirmada a participação de um conjunto de escritores paraibanos como Sérgio de Castro Pinto,  Eduardo Rabenhorst, Marcílio Franca Filho,  Bernardina Freire, Maria Valeria Rezende e as atrizes Zezita Matos e Cely Farias apresentarão performances e leituras de poemas. A programação completa você pode acessar em http://www.festivalinternacional2018.homesteadcloud.com

Ele informou que este ano o Festival estabelece uma parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), por meio de seu regente, o Maestro Thiago Santos, que realizará o concerto de abertura do Festival com a presença de solistas internacionais.

O Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM/UFPB nasceu a partir das séries de concertos que são realizadas frequentemente pela área de música da UFPB, fortalecido com a criação do Programa de Pós-Graduação em Música, em 2004. Desde então, o PPGM tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior, que se apresentam, muitas vezes, ao lado dos docentes da UFPB, enriquecendo a vida artístico-cultural do Programa, como também de nossa comunidade, uma vez que todos os concertos são abertos ao público, com entrada franca. Ademais, todas estas atividades são acompanhadas de masterclasses, palestras, lançamentos de livros, CDs e DVDs. Em 2013 o PPGM lançou sua Série Concertos Internacionais, como também a Série Concertos PPGM, que agora se ampliam com a realização do Festival Internacional de Música de Câmara. Um evento que objetiva consolidar a produção artística do Programa de Pós-Graduação em Música, que anualmente é avaliada pelo Qualis Artístico da Capes, como parte integrante do processo de avaliação dos programas de pós-graduação na área de Artes e Música do país.