is

As mensalidades das escolas e faculdades privadas da Paraíba entram nesta quinta-feira (16) na agenda da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Os deputados vão encarar um debate que já vem ocorrendo em outros estados brasileiros e devem indicar procedimentos sobre a redução temporária de mensalidades na rede particular de ensino.

Algumas escolas, paralisadas em função da pandemia do Covid-19, optaram por metodologias de ensino à distância. Outras ainda estão em fase de preparação, com aquisição de tecnologias e suporte técnico para essa modalidade de ensino.

Em todo o país o isolamento social motivado pela pandemia deixou cerca de 15 milhões de alunos sem aula no setor privado da educação, de acordo com manifesto assinado recentemente por diversas instituições representativas da área. De uma maneira geral, essas instituições chamam para o diálogo entre pais, empresários, profissionais da educação e estudantes no sentido de amenizar danos pela paralisação.

O medo é grande  no setor, sobretudo se for baixada alguma normativa no sentido de forçar a redução das mensalidades. Esse é justamente o tema principal da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da ALPB. Com apoio da deputada Estela Bezerra, a reunião será realizada por videoconferência, às 14h.  O debate promete. A sociedade pode acompanhar a reunião ao vivo pelo Youtube TV ALPB.

Por Marcus Alves